Missões jesuíticas do Paraguai recebem “escudo azul” da Unesco

Símbolo sinaliza os locais de importância cultural para a humanidade, que devem ser protegidos mesmo em caso de guerras.

As ruínas das missões jesuíticas de Santíssima Trinidad del Paraná (Trinidad) e Jesús de Tavarangué (Jesús), no Sul do Paraguai, receberam, na semana passada, o símbolo do “escudo azul”, gerenciado pela Organização das Nações Unidas para a Cultura (Unesco), para sinalizar locais que devem ser preservados, mesmo em caso de guerras.

Leia também:
Restituída, relíquia das missões jesuíticas já está em exposição na Argentina

Polícia da Argentina recupera peça da época das missões

No total, 20 sítios reconhecidos como patrimônio histórico e cultural no Paraguai serão sinalizados com o escudo, instituído pela Convenção de Haia, em 1954, após a destruição de monumentos e edificações de grande importância durante a 2.ª Guerra Mundial.

As missões jesuíticas de Trinidad e Jesús estão localizadas no departamento (estado) de Itapúa, próximo à cidade de Encarnación. A distância em relação à fronteira com Foz do Iguaçu é de cerca de 250 quilômetros, tendo como referência a Rodovia PY06.

Fundada em 1706, Trinidad está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993, mesmo ano em que Jesús (fundada 21 anos antes, em 1685) também foi inscrita.

O grau de conservação dos sítios arqueológicos é considerado alto, tendo em vista que escaparam das ondas de saques dos séculos 18 e 19 e permaneceram relativamente preservados, em locais com escasso povoamento posterior.

Para saber mais sobre Trinidad, no site oficial do Turismo do Paraguai, clique aqui. Já a página sobre Jesús de Tavarangué pode ser conferida clicando aqui.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.