As ruínas das missões jesuíticas de Santíssima Trinidad del Paraná (Trinidad) e Jesús de Tavarangué (Jesús), no Sul do Paraguai, receberam, na semana passada, o símbolo do “escudo azul”, gerenciado pela Organização das Nações Unidas para a Cultura (Unesco), para sinalizar locais que devem ser preservados, mesmo em caso de guerras.
Leia também:
– Restituída, relíquia das missões jesuíticas já está em exposição na Argentina
– Polícia da Argentina recupera peça da época das missões
No total, 20 sítios reconhecidos como patrimônio histórico e cultural no Paraguai serão sinalizados com o escudo, instituído pela Convenção de Haia, em 1954, após a destruição de monumentos e edificações de grande importância durante a 2.ª Guerra Mundial.
As missões jesuíticas de Trinidad e Jesús estão localizadas no departamento (estado) de Itapúa, próximo à cidade de Encarnación. A distância em relação à fronteira com Foz do Iguaçu é de cerca de 250 quilômetros, tendo como referência a Rodovia PY06.
UNESCO en Paraguay ??: hoy se han presentado los sitios patrimoniales que llevarán el escudo azul, que marca los sitios culturales a proporcionar protección ante ataques por conflictos armados ?? pic.twitter.com/ICym4BQTuL
— UNESCO Montevideo ? #Educación #Ciencia #Cultura (@UNESCOmvdo) October 11, 2023
Fundada em 1706, Trinidad está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993, mesmo ano em que Jesús (fundada 21 anos antes, em 1685) também foi inscrita.
O grau de conservação dos sítios arqueológicos é considerado alto, tendo em vista que escaparam das ondas de saques dos séculos 18 e 19 e permaneceram relativamente preservados, em locais com escasso povoamento posterior.
UNESCO en Paraguay??:
— UNESCO Montevideo ? #Educación #Ciencia #Cultura (@UNESCOmvdo) October 12, 2023
Las Misiones Jesuíticas de la Sma. Trinidad del Paraná y de Jesús de Tavarangue, Itapúa, recibieron el "Escudo Azul" bajo la Convención de La Haya de 1954.
¡Felicitaciones Paraguay! @cultura_py @Senatur_Py pic.twitter.com/25CnDjHXid
Para saber mais sobre Trinidad, no site oficial do Turismo do Paraguai, clique aqui. Já a página sobre Jesús de Tavarangué pode ser conferida clicando aqui.
Comentários estão fechados.