Militares da Marinha do Paraguai (Armada Paraguaya), base naval de Ciudad del Este, apreenderam, na noite dessa quarta-feira (21), um carregamento com 13 mil maços de cigarros de origem uruguaia. Foi durante patrulhamento nas águas do lago de Itaipu, município de Hernandarias, no local conhecido como Pira Pytã.
O porto clandestino, que seria utilizado para a travessia irregular dos produtos em direção à margem brasileira, estava desocupado no momento da operação, motivo pelo qual o procedimento não resultou em prisões.
As caixas com os cigarros das marcas Broadway e Nevada foram localizadas após trabalho de rastreamento, que indicou a circulação ilícita de mercadorias nos arredores de Pira Pytã. Com o aval do Ministério Público, representado pela promotora Nilsa Torales, todo o material apreendido foi encaminhado à sede do destacamento naval.
Os portos clandestinos na margem paraguaia do lago de Itaipu, em Hernandarias, dão acesso a áreas ilegais de recepção de mercadorias nos municípios paranaenses de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. Em todo o trecho entre Foz do Iguaçu e Guaíra, mapeamentos indicam a existência de mais de 300 portos irregulares.
Comentários estão fechados.