Começou na quarta-feira (26), e deve durar até o início da próxima semana (se as condições meteorológicas permitirem), o asfaltamento da pista da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que fará a ligação entre Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Presidente Franco, do outro lado do Rio Paraná.
O trabalho é executado pelo consórcio construtor da via, sob supervisão do governo do Paraná e de Itaipu Binacional, financiadora da obra. As etapas seguintes incluem a instalação de grades e do sistema de iluminação da ponte, que vai passar pelo primeiro teste de carga até o final de novembro.
Se tudo correr como o previsto, a previsão é que a liberação experimental para o tráfego ocorra ainda em 2022. Já quanto à circulação de caminhões com carga, objetivo primordial da ponte, ainda não há previsão de data, uma vez que depende da conclusão das novas estruturas aduaneiras nos dois lados da fronteira.
Com 760 metros de extensão, vão-livre de 470 metros e 60 metros de altura média sobre o Rio Paraná, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai é do tipo estaiada, sustentada por cabos instalados em dois pilares com 180 metros de altura. O custo estimado é de R$ 462 milhões, financiado pela diretoria brasileira de Itaipu.
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