A publicação de um desastrado mapa nas redes sociais do Ministério dos Transportes do governo argentino, indicando o Paraguai como parte do território do país, gerou indignação (e algumas piadas) de internautas dos dois países. A postagem foi rapidamente apagada, mas viralizou nas plataformas e nos grupos de WhatsApp.
No material, comemorativo ao aniversário da companhia Aerolíneas Argentinas, celebrado nesta semana, o ministério apontava que a empresa era a única a operar em 21 aeroportos do país. Além de incorporar o Paraguai como província, o mapa posicionava a cidade de Resistencia, capital do Chaco, em algum lugar próximo a Puerto Iguazú.
“Havia pelo menos dois problemas geográficos na foto”, descreve o portal Misiones Online. “No primeiro, foi anexado o território paraguaio à Argentina, como se fosse só mais uma província. No segundo, identificava a cidade de Resistencia como parte de Misiones. Como os erros se tornam virais, o material foi apagado, mas já era tarde.”
No Paraguai, além de reações indignadas, alguns internautas analisaram com bom humor. “Agora somos bicampeões do mundo? A caminho do tri?”, perguntou, no Twitter, o usuário @pebeesekau. “Paraguai e Falkland Islands são argentinas”, observou @5via, apontando que as Ilhas Malvinas, dominadas pelo Reino Unido, também aparecem no mapa como parte da Argentina.
Comentários estão fechados.