A Direção Geral de Marinha Mercante do Paraguai autorizou, no último dia 18, a empresa Macuco Ecoaventura y Navegación SA, subsidiária paraguaia da empresa originária de Foz do Iguaçu, a operar a travessia fluvial do Rio Paraná entre as cidades de Domingo Martínez de Irala (Paraguai) e Puerto Libertad (Argentina).
Leia também:
Empresa argentina inicia novo passeio de barco no Rio Iguaçu
Conforme a Resolução n.º 03/2023, a empresa terá prazo de 60 dias para apresentar a embarcação que será utilizada para o serviço de transporte de pessoas, cargas e veículos entre as duas localidades, sob pena de cancelamento da autorização.
Apesar da autorização concedida no Paraguai, falta ainda a permissão do governo argentino, cuja Subsecretaria de Portos e Vias Navegáveis tem obrigação, conforme acordo datado de 1972, de dar reciprocidade a iniciativas de conexão impulsionadas pelos países vizinhos.
A notícia da autorização concedida pelo Paraguai foi comemorada pelo prefeito de Puerto Libertad, Fernando Ferreira, que pediu às autoridades argentinas que agilizem a tramitação. “O serviço de balsa favorecerá nossa cidade, que precisa crescer”, disse Ferreira, citado pelo jornal El Territorio.
Atualmente, a travessia de pouco mais de 500 metros entre os portos de Irala e Libertad é feita por proprietários de lanchas e até mesmo canoas, sem horários regulares ou tarifas oficiais. A informalidade gera, ainda, questionamentos em relação à segurança dos deslocamentos.
Com sede em Ciudad del Este, a Macuco Ecoaventura y Navegación SA faz parte do grupo brasileiro que explora, em Foz do Iguaçu, passeios como o Macuco Safari, nas Cataratas do Iguaçu, e itinerários de catamarã pelas águas dos rios da fronteira.
Comentários estão fechados.