Morador de Ivaiporã (PR) relatou que recebeu apenas um terço das mercadorias avaliadas em US$ 12 mil.
Uma pequena loja de nome “Universal”, localizada na Galeria Jebai Center, em Ciudad del Este, foi fechada pelas autoridades locais, nessa quinta-feira (19), após denúncia formulada por um brasileiro. O consumidor alegou que fez uma compra no valor de US$ 12 mil, mas recebeu apenas o equivalente a US$ 4 mil em mercadorias.
De acordo com os jornais ABC Color e La Clave, o cliente, residente na cidade paranaense de Ivaiporã, procurou o escritório da Polícia Turística na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade. Representantes do Ministério Público do Paraguai e da Direção de Defesa do Consumidor também foram acionados para o acompanhamento do caso.
A comitiva foi com o brasileiro até a loja, onde a vendedora disse ter entregue o restante dos produtos (nota da redação: cigarros eletrônicos, cuja importação ou comercialização são proibidas no Brasil) a um homem que se identificou como o responsável pelo transporte até o lado brasileiro da fronteira.
O ABC Color relata que um advogado da loja ofereceu ressarcimento parcial, o que foi recusado pelo cliente. Ao não haver solução para o impasse, uma cópia da denúncia foi encaminhada ao promotor Edgar Torales. Na sequência, fiscais da Direção de Defesa do Consumidor lavraram a proibição de funcionamento da empresa, que pode recorrer.
Apesar do uso generalizado, os cigarros eletrônicos (também chamados de vapes, vapers ou pods) são proibidos no Brasil desde 2009. O produto é considerado prejudicial à saúde pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) concordam com a proibição.
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