A empresa argentina Crucero del Norte está, oficialmente, liberada para operar a linha de ônibus internacional “Cataratas AR – Cataratas BR”, que liga o portão de entrada do Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, ao Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, passando pela Ponte Tancredo Neves.
Leia também:
Linha internacional com a Argentina precisará de licença extra
No último dia 20, a administração do Parque Nacional Iguazú emitiu resolução na qual autoriza a Crucero del Norte a operar o transporte regular de passageiros nos trechos das rodovias nacionais 12 e 101 que cruzam a unidade de conservação argentina, pondo fim ao imbróglio que vinha gerando situações como a apreensão dos coletivos.
A linha de ônibus foi criada ainda antes da pandemia de covid-19, oferecendo a inédita possibilidade de ir de um lado a outro das Cataratas do Iguaçu de forma rápida, com tarifa reduzida. A retomada ocorreu no final de julho, com preços promocionais para o relançamento do serviço (P$ 800, cerca de R$ 5 no câmbio atual).
Inicialmente, a prefeitura de Puerto Iguazú objetou o funcionamento da linha, alegando falta de autorização. A respeito, a Crucero del Norte exibiu licença emitida pelo Conselho Nacional de Regulamentação de Transportes (CNRT) da Argentina e obteve liminar judicial para que os agentes da prefeitura deixassem de reter os ônibus.
O problema seguinte foi o surgimento de uma exigência extra de licença ambiental para circulação nas rodovias de acesso ao Parque Nacional Iguazú, solucionada com a resolução do último dia 20. O documento estipula que a empresa estará habilitada até 1.º de julho de 2024, com possibilidade de renovação automática da licença.
Comentários estão fechados.