Deputada Blanca Vargas de Caballero apresentou projeto para a criação do município de San Lorenzo del Paraná.
Em breve, um novo nome pode passar a figurar nos mapas do lado paraguaio da fronteira. Já está em tramitação, na Câmara dos Deputados do Paraguai, o projeto de lei apresentado pela deputada Blanca Vargas de Caballero, do Partido Colorado, para a criação do município de San Lorenzo del Paraná.
Conforme a proposta, a nova unidade seria demarcada no entorno da atual localidade de San Lorenzo (ex-Troncal 3). O território englobaria 107 mil hectares e 15 mil habitantes, limitando com Nueva Esperanza, ao Norte; Minga Porã, San Alberto e Itakyry, ao Sul; com o Lago de Itaipu, a Leste; e com o departamento (estado) de Caaguazú, a Oeste.
A justificativa para a criação do município de San Lorenzo del Paraná, segundo a deputada, é a necessidade de concentrar localmente a destinação de recursos públicos e promover o desenvolvimento econômico e social da porção norte do departamento (estado) do Alto Paraná, caracterizada pela atividade agrícola.
A região conta, também, com inúmeras comunidades indígenas da etnia guarani, como Arroyo Guasú, Pilico Cue, Chopa Cue, Azul e Hugua’i. O projeto de lei foi encaminhado à Comissão de Assuntos Municipais e Departamentais, para estudo e deliberação. Ainda não há previsão de data para apreciação em plenário.
Se autorizada a criação, o novo município paraguaio ficará em frente à brasileira Santa Helena. Foz do Iguaçu, por sua vez, limita com três cidades do país vizinho: Hernandarias (do Lago de Itaipu até a região da Vila B), Ciudad del Este (do Jardim Jupira até parte do Porto Meira) e Presidente Franco (região do Porto Meira).
Comentários estão fechados.