O Parque Nacional Iguazú habilitou, nesse fim de semana, um novo local para a comercialização de artesanato produzido pelas tribos indígenas da província de Misiones. A feira, batizada de Feria Mbya Viejo Hotel, fica nas imediações do antigo Hotel das Cataratas, em lugar de fácil acesso para os visitantes.
Leia também:
Guaranis do lado argentino escolhem Conselho de Caciques
Segundo o jornal El Territorio, quatro comunidades, que ainda não tinham espaço na unidade de conservação, foram contempladas com a ampliação dos pontos de venda, que se soma à Feria Yhary, próximo à entrada. Dessa forma, ao visitar as Cataratas pelo lado argentino, o turista poderá conhecer o trabalho de 11 comunidades da região.
“Estamos fazendo um teste-piloto. A princípio, os artesãos ficaram por três meses no novo lugar. Depois, faremos a avaliação se a feira oferece retorno econômico para as comunidades e se isso funciona. O objetivo é criar uma infraestrutura, de acordo com as necessidades das comunidades”, explicou Atilio Guzmán, chefe do parque.
O funcionamento da nova feira é diário, das 10h às 16h. As comunidades incluídas são as de Yasy Porã, Ita Poty Miri, Tupambae e Andrés Guacurari, da nação Mbya Guarani. Miniaturas de animais em madeira, cestas de palha e brincos com penas estão entre os itens com maior procura por parte dos visitantes.
Comentários estão fechados.