Os eleitores da província argentina de Misiones, onde fica a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú, irão às urnas, no primeiro domingo de maio de 2023, para a escolha do governador, vice-governador, prefeitos, deputados provinciais e vereadores. A data de 7 de maio foi oficializada em decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (26).
Dessa maneira, Misiones é mais uma das províncias a antecipar suas eleições regionais, para que elas não coincidam com o pleito nacional marcado para outubro, quando os argentinos de todas as partes do país votarão para presidente, vice-presidente e representantes no Congresso Nacional.
Até o momento, já decidiram pela antecipação as províncias de Misiones, Santa Fe, Tierra del Fuego, Mendoza, Chaco, Jujuy, La Pampa, Neuquén, Salta, Río Negro, Tucumán e Formosa. O objetivo é possibilitar um maior debate dos temas locais, evitando a “contaminação” pelos ânimos frequentemente acirrados da disputa nacional.
Em maio, os eleitores de Misiones escolherão o governador e o vice, 20 deputados provinciais efetivos, sete deputados suplentes, o prefeito e os vereadores de cada município. Em Puerto Iguazú, o atual administrador da cidade, Claudio Filippa, já anunciou sua candidatura à reeleição.
[…] Leia também:Lado argentino da fronteira terá eleições em maio de 2023 […]