Lado argentino das Cataratas reabre parcialmente para visitas

Passarela da Garganta do Diabo segue interditada; Circuito Superior (parcial) e Circuito Inferior (total) foram reabilitados nesta sexta (3).

Apoie! Siga-nos no Google News

Após quase uma semana fechado para visitas turísticas, o Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, reabriu parcialmente para o público, na manhã desta sexta-feira (3), com duas opções de trilhas panorâmicas em Puerto Iguazú.

Leia também:
– Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina
– Imagens revelam impactos da cheia em Foz do Iguaçu
– Vertedouro de Itaipu ficará aberto no feriadão de Finados
– Lado paraguaio da fronteira declara emergência devido aos temporais

A administração do parque e a concessionária Iguazú Argentina liberaram o acesso ao Circuito Inferior, em sua totalidade, e a uma parte do Circuito Superior, que permite a visualização dos saltos Ramírez, Bosseti, Adán y Eva, Bernabé Méndez e Mbiguá. Já o trecho que vai até o Salto San Martín sofreu danos e precisará de reparação.

Foi reabilitada, também, a circulação pelas trilhas ecológicas do Sendero Verde e Sendero Macuco, em meio à mata da margem argentina do Rio Iguaçu.

Comunicado sobre a reabertura do parque argentino, publicado nas páginas oficiais.
Comunicado sobre a reabertura do parque argentino, publicado nas páginas oficiais.

Não há, contudo, previsão para reabertura da passarela da Garganta do Diabo, que teve partes de seus mais de 1.100 metros arrastadas pela cheia e precisará ser inspecionada em detalhes, assim que o recuo na vazão do rio permitir.

ATUALIZAÇÃO – 15H24: devido ao novo aumento na vazão do Rio Iguaçu, representantes da administração e da concessionária estão avaliando a possibilidade de novo fechamento do parque no sábado (4) e no domingo (5). As informações serão atualizadas na página https://www.facebook.com/iguazuargentina.

De acordo com a concessionária Iguazú Argentina, “quem adquiriu entradas para os dias em que o parque esteve fechado poderá fazer uso desses ingressos a partir de sexta (3) ou pelos próximos 12 meses”.

Na manhã desta sexta-feira, às 9h, a vazão das Cataratas do Iguaçu era de 10.500 metros cúbicos por segundo (m³/s), sete vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s. O pico da cheia foi atingido na segunda-feira (30), com 24.200m³/s. A tendência para as próximas horas é de aumento, em razão das fortes chuvas na bacia hidrográfica.

Lado brasileiro

No Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, em Foz do Iguaçu, somente a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo está temporariamente interditada para visitas, com os demais pontos liberados. Durante todo o feriado, a unidade abrirá das 8h às 16h, com venda de ingressos no endereço www.cataratasdoiguacu.com.br.

Saltos do lado argentino das Cataratas, vistos da passarela brasileira em Foz do Iguaçu. Foto: César Muller/Urbia Cataratas
Saltos do lado argentino das Cataratas, vistos da passarela brasileira em Foz do Iguaçu. Foto: César Muller/Urbia Cataratas
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.