A direção do Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, comunicou, no final da manhã deste sábado (28), a suspensão temporária das visitas turísticas à unidade de conservação.
Leia também:
– Foz do Iguaçu vive sábado de caos, com chuva e inundação
– Temporal na fronteira transforma ruas do Paraguai em rios urbanos
O motivo é a cheia do Rio Iguaçu e o registro de fortes chuvas na região de Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu, que elevaram o volume dos rios na fronteira.
“Por razões de segurança e preservação, a Área Cataratas, Parque Nacional Iguazú, fechou temporariamente suas portas devido às condições climáticas extremas. Estamos monitorando de perto a situação e informaremos sobre a reabertura. Obrigado pela compreensão”, diz a direção, em nota publicada na página oficial do parque, às 12h31.
Com a decisão, não apenas o mirante da Garganta do Diabo, mas todas as demais trilhas localizadas em Puerto Iguazú (Circuito Superior, Circuito Inferior, Sendero Verde e Sendero Macuco) estão fechadas para visitas, com a reabertura estando condicionada à redução na vazão do rio e à inspeção da estrutura das passarelas.
Atualização: na manhã deste domingo (29), o acesso à Área Cataratas continuava suspenso, sem visitas turísticas no lado argentino.
Lado brasileiro
No Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, as visitas turísticas estão mantidas, tendo em vista a menor exposição das passarelas e mirantes aos efeitos da cheia. O único trecho restrito é o da passarela da Garganta do Diabo, momentaneamente fechado. Os ingressos podem ser adquiridos na internet, com agendamento de dia e horário, no endereço oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.
Tenho ingresso pro lado argentino comprado pro dia 18/11. Há como cancelar?