Após permanecer fechado no sábado (4), de forma preventiva, devido ao novo aumento na vazão do Rio Iguaçu na fronteira, o Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, em Puerto Iguazú, será reaberto ao público neste domingo (5), de forma limitada.
Leia também:
Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina
De acordo com a concessionária Iguazú Argentina, que administra os serviços turísticos, o horário de atendimento será reduzido, das 10h às 18h, com previsão de retomada do funcionamento integral (das 8h às 18h) na segunda-feira (6).
Já quanto às trilhas, estarão disponíveis o Sendero Macuco e o Sendero Verde, que proporcionam contato com a mata nativa; o Circuito Inferior, que percorre o paredão do Rio Iguaçu e dá acesso exclusivo a locais como o Salto Dos Hermanas; e o Circuito Superior, que sofreu danos devido à cheia, mas teve parte de seu traçado liberado.
Em relação ao mirante argentino da Garganta do Diabo, atrativo mais procurado do parque, ainda não há previsão de data para a reabertura da passarela de acesso, cuja estrutura só poderá ser avaliada quando o nível do rio diminuir.
Na manhã deste domingo, às 6h, a vazão do Rio Iguaçu nas Cataratas era de 14.100 metros cúbicos por segundo (m³/s), nove vezes e meia acima do referencial padrão de 1.500m³/s. A tendência é de redução gradual, após pico de 17.300m³/s alcançado no início da tarde de sábado (4).
Lado brasileiro
No Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, em Foz do Iguaçu, apenas a passarela da Garganta do Diabo está com acesso temporariamente suspenso, com os demais pontos e mirantes abertos ao público. Os ingressos podem ser adquiridos na internet, no endereço oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.
Comentários estão fechados.