O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai oficializou, na manhã desta terça-feira (30), o resultado das eleições nacionais ocorridas no último dia 30 de abril. Durante a cerimônia, promovida no Gran Teatro do Banco Central, em Assunção, foram entregues os diplomas aos futuros ocupantes da presidência, vice-presidência e Senado.
Leia também:
Governador eleito do Alto Paraná vai a Curitiba para reunião com Ratinho Junior
Como presidente eleito, foi diplomado o economista Santiago Peña, do Partido Colorado, cuja chapa obteve 42,74% da preferência dos eleitores que participaram do pleito. Pedro Alliana, do mesmo partido, foi proclamado vice-presidente eleito. Foram oficializados, também, os 45 senadores titulares e os suplentes de cada bancada.
Eleito senador pelo Partido Cruzada Nacional (PCN), do presidenciável Paraguayo Cubas, o ativista político Rafael “Mbururu” Esquivel, de Ciudad del Este, não teve autorização da Justiça para participar da cerimônia. “Mbururu” está em prisão preventiva desde agosto de 2022, conforme relatado em publicação anterior do H2FOZ.
O início da nova legislatura do Congresso Nacional do Paraguai está marcado para o dia 30 de junho. Já o mandato do novo presidente e do vice, bem como dos governadores eleitos nos 17 departamentos (estados) do país, será aberto no dia 15 de agosto. A duração será de cinco anos, com novas eleições em abril de 2028.
Comentários estão fechados.