A diretoria paraguaia de Itaipu anunciou, na noite dessa quarta-feira (8), que fará a reincorporação imediata de 165 trabalhadores que tiveram seus contratos cancelados, no mês de outubro, de um total de 185 demitidos.
Leia também:
Diretoria brasileira de Itaipu abre inscrições para processo seletivo com 31 vagas
O desligamento ocorreu devido à suspensão do Processo Seletivo Externo 2023 (PSE 2023), promovido nos meses finais do governo do presidente Mario Abdo Benítez. Alvo de denúncias de irregularidades, o processo foi questionado pela nova diretoria paraguaia de Itaipu, empossada em agosto pelo atual presidente, Santiago Peña.
No comunicado divulgado à opinião pública do Paraguai nessa quarta, Itaipu confirmou que a análise do PSE 2023 apontou a existência de irregularidades, como a modificação dos requisitos eliminatórios horas antes do prazo de encerramento das inscrições.
A atual diretoria da binacional assegurou que, mesmo assim, atendeu aos pedidos de avaliação caso por caso e constatou não haver direcionamento para a contratação da maioria dos selecionados, optando pela reincorporação imediata de 165 dos aprovados.
A nota de Itaipu informa que, “como consequência do citado processo de investigação, foram tomadas as seguintes decisões:
a) Sancionar e destituir de seus cargos os empregados que foram identificados como os responsáveis diretos pela contaminação do PSE 2023.
b) Reincorporar imediatamente 165 pessoas das selecionadas no PSE 2023, em cujos perfis não foram encontrados indícios de irregularidades.
c) Ordenar às instâncias administrativas correspondentes da entidade a tomar todas as medidas necessárias para dotar de maior transparência os futuros processos de seleção, de forma a que estes sejam justos e que cumpram irrestritamente com o princípio da igualdade de oportunidades”.
#PSE2023 Comunicado. pic.twitter.com/5clzwhkVLk
— ITAIPU Binacional Py (@itaipuparaguay) November 9, 2023
Porta da frente
Em declarações reproduzidas pelo jornal La Clave, o superintendente de Comunicação de Itaipu no Paraguai, Jose Luis Rodríguez Tornaco, informou que “seis altos funcionários foram destituídos de seus cargos” pela suposta manipulação do edital para facilitar a entrada de 20 pessoas no quadro de funcionários da diretoria paraguaia da binacional.
Rodríguez Tornaco considerou o caso como encerrado e disse que Itaipu recebe “com as portas abertas os 165 companheiros que foram convocados para a reincorporação imediata”, reconhecendo que a situação foi “incômoda para todos, mas necessária para poder depurar tudo o que estava relacionado ao concurso”.
Comentários estão fechados.