Itaipu Binacional prepara reabertura da prainha de Hernandarias

Melhorias da primeira etapa estão em fase final; expectativa é reabrir o espaço, localizado às margens do lago de Itaipu, no próximo dia 25.

Administrada por Itaipu Binacional, a praia artificial Tacurú Pucú, em Hernandarias, às margens do lago de Itaipu, deverá ser reaberta no próximo dia 25 (atualização: 10 de março é a nova data anunciada), após conclusão da primeira etapa de melhorias. O espaço foi inaugurado na temporada de verão 2017–2018, virando sucesso instantâneo entre os moradores do lado paraguaio da fronteira.

Leia também:
Praia de Ciudad del Este é opção para os dias quentes na fronteira

Nesta semana, a Assessoria de Turismo da diretoria paraguaia de Itaipu promoveu uma reunião com os responsáveis pelos demais setores envolvidos, para a discussão do plano Praia o Ano Inteiro (Playa Todo el Año), que prevê a abertura permanente do local, que faz parte do complexo da Costanera de Hernandarias.

A intenção é fazer com que a prainha seja um espaço multiuso, com estruturas de lazer como quadras de areia para a prática de esportes, bancos para a contemplação da paisagem do lago de Itaipu, trilhas para caminhada e estruturas para atividades culturais e recreativas, que não dependerão apenas do calor ou da água para atrair público.

Para a fase inicial do plano, segundo Itaipu, “será habilitado o acesso e a permanência gratuita dos visitantes, o uso dos quiosques, quadras de areia, mirante do cais, sombrinhas de palha, parques infantis, barracas de apoio, sanitários e todos os espaços disponíveis ao ar livre”.

Área de circulação na prainha de Hernandarias, à beira do lago de Itaipu. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional
Área de circulação na prainha de Hernandarias, à beira do lago de Itaipu. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional

A segunda etapa, por sua vez, “proporcionará novos espaços dinâmicos, serviços e produtos gastronômicos, além de trazer à comunidade propostas artísticas, culturais e esportivas, aptas para todo o público”, bem como a criação de uma pista recreativa com pneus em desuso e a habilitação de uma trilha na mata paralela ao lago de Itaipu.

A terceira e última etapa prevê o incentivo aos esportes aquáticos e a utilização plena da água, com passeios em bote e outras atividades. A diretoria paraguaia de Itaipu também espera utilizar a Costanera e a praia de Hernandarias para a programação de fim de ano, com espetáculos e decoração alusiva.

Atualmente, a única praia artificial aberta ao público no lado paraguaio da fronteira é a Costanera Ñande Renda, em Ciudad del Este, às margens do Lago Acaray. No Brasil, Itaipu permite a exploração de prainhas em praticamente todas as cidades da Costa Oeste, com destaque para Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.