Com a presença dos diretores-gerais Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai), a Câmara dos Deputados do Paraguai homenageou, nessa quarta-feira (19), a usina de Itaipu Binacional pelos 50 anos da empresa, criada em 17 de maio de 1974.
Leia também:
Evento paralelo ao G20 está com inscrições abertas em Foz do Iguaçu
A iniciativa partiu do deputado Miguel del Puerto, do governista Partido Colorado. Durante a sessão solene, conduzida pelo presidente da Câmara, deputado Raúl Latorre, Itaipu recebeu a Ordem Nacional do Mérito Comuneros, maior honraria da casa.
Além dos 50 anos da binacional, outro motivo da homenagem foi o aniversário de 40 anos de início da geração comercial de energia, também recordado em maio.
“Por meio de uma gestão eficiente e planejamento constante de ações, a mais importante usina hidrelétrica dos países do condomínio, Paraguai e Brasil, permite não apenas gerar energia limpa e renovável, mas também contribui para manter a biodiversidade da região e promover o desenvolvimento sustentável da população”, diz o texto da resolução.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro, agradeceu e citou um dos diferenciais do projeto de Itaipu. “A água é motivo de guerra. Diferentemente do mundo, Brasil e Paraguai transformaram a água em instrumento de progresso econômico e social”, destacou.
Já o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, estendeu a homenagem às mais de 150 mil pessoas que trabalharam na margem paraguaia da usina desde o início da construção, que começou a ganhar corpo a partir de 1975.
“Convertemos as nossas diferenças em desenvolvimento, em energia, em obras, em gente – paraguaios e brasileiros que hoje vivem melhor”, avaliou.
Após a cerimônia na Câmara dos Deputados, Verri e Zacarías foram recebidos pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Mburuvicha Róga, residência oficial da Presidência da República.
No último dia 16 de maio, véspera do aniversário de Itaipu, a binacional foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados do Brasil, em Brasília. Na ocasião, o ato também foi prestigiado pelos dois diretores-gerais.
Comentários estão fechados.