Turistas que optam por conhecer a usina de Itaipu, pelo lado paraguaio, estão sendo presenteados, no Centro de Recepção de Visitantes em Hernandarias, com iguarias da gastronomia do Paraguai, como a tradicional chipa e o cocido quemado – bebida à base de erva-mate, comum no cardápio de café da manhã no país.
Veja também:
Visitas à usina de Itaipu pelo lado brasileiro no feriadão – horários
A ação, que faz parte das iniciativas de promoção do turismo interno e valorização da cultura local, começou na quinta-feira (6) e segue até hoje (7), em paralelo aos horários de saída dos passeios panorâmicos à usina, das 8h às 14h30 (hora paraguaia).
O roteiro é similar ao do Brasil, com diferença no local de parada: o mirante ao lado do vertedouro, na margem paraguaia do Rio Paraná. Para chegar ao Centro de Recepção de Visitantes, tendo a Ponte da Amizade como referência, basta seguir pela Rodovia Internacional PY02 até o km 4 e pegar a Supercarretera (PY07) para Hernandarias.
Itaipu disponibiliza, também, outras opções de passeios, como a Iluminação Monumental (sextas e sábados, 18h30, hora paraguaia), Reserva Natural Tatí Yupí (das 8h às 11h45 e das 13h às 15h30, hora paraguaia) e Costanera de Hernandarias (das 6h às 20h, hora paraguaia), sem cobrança de ingresso.
Comparada, muitas vezes, ao pão de queijo brasileiro, a chipa é um alimento tradicional do período de Páscoa no Paraguai. O costume é reunir a família para preparar a iguaria, além de compartilhá-la com vizinhos e amigos. Para saber mais sobre a tradição da chipa, bem como os diferentes tipos de receitas, clique aqui.
[…] Leia também:Itaipu distribui chipa e cocido aos visitantes no Paraguai […]