No cargo desde a última terça-feira (15), o novo presidente do Paraguai, Santiago Peña, do Partido Colorado, substituiu toda a diretoria paraguaia de Itaipu Binacional. Os nomes dos escolhidos (que aparecem como interinos, uma vez que a lista precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional) já estão publicados no Diário Oficial do país.
Leia também:
Futuro diretor paraguaio detalha prioridades do país em Itaipu
A diretoria-geral será exercida pelo engenheiro elétrico Justo Zacarías Irún, ex-governador do departamento (estado) de Alto Paraná. “Lucho” Zacarías, como também é conhecido, é irmão do ex-prefeito de Ciudad del Este Javier Zacarías Irún e trabalhou em Itaipu por mais de duas décadas (1987–2008), chegando a exercer cargos de diretoria.
Outro nome familiar ao organograma da binacional do Rio Paraná é o de Iris Magnolia Mendoza Balmaceda. Nomeada diretora-jurídica, Iris Magnolia já exerceu a função anteriormente, na gestão Mario Abdo Benítez. É graduada em Direito pela Universidade Nacional de Assunção (UNA) e possui títulos de especialização no Paraguai e no exterior.
Nova diretoria paraguaia de Itaipu, nomeada por Santiago Peña:
Diretor-geral:
Justo Aricio Zacarías Irún.
Diretor-técnico:
Hugo Osvaldo Zárate Chávez.
Diretor-administrativo:
Justino Oscar Abrahan Caballero.
Diretor-financeiro:
Rafael Demetrio Lara Valenzuela.
Diretora-jurídica:
Iris Magnolia Mendoza Balmaceda.
Diretor de Coordenação:
Julio Rodrigo Paredes Duarte.
Os nomes paraguaios para o Conselho de Administração de Itaipu, instância máxima da binacional, serão oficializados nos próximos dias. O colegiado é composto por 14 integrantes, sendo 12 conselheiros (seis brasileiros e seis paraguaios) e um representante do Ministério das Relações Exteriores de cada país.
Comentários estão fechados.