Itaipu emite alerta sobre risco de inundações no Rio Paraná

Situação é monitorada pela Comissão Especial de Cheias; vertedouro permanecerá aberto pelo menos até domingo (23).

Apoie! Siga-nos no Google News

A usina hidrelétrica de Itaipu emitiu, na tarde de quinta-feira (20), alerta sobre o risco de possível nova enchente no Rio Paraná, no trecho localizado abaixo da barragem. A previsão para os próximos dias é de elevação no nível da lâmina d’água, o que poderá afetar construções localizadas no lado paraguaio da fronteira.

Leia também:
Vertedouro de Itaipu estará aberto no feriadão de Tiradentes

A situação está sendo monitorada pela Comissão Especial de Cheias, que aponta que o Rio Paraná, na região da Ponte Internacional da Amizade, poderá ultrapassar os 111 metros acima do nível do mar no início da próxima semana, afetando áreas no bairro San Rafael, em Ciudad del Este.

“A informação se baseia no acompanhamento das condições hidrológicas do Rio Paraná nos últimos dias, além da expectativa de evolução para o final de semana, com o aumento das descargas realizadas e programadas das hidrelétricas que estão localizadas a montante de Itaipu”, informa a binacional. “O volume de água vem aumentando devido à frente fria dos primeiros dias de abril, o que ocasionou chuvas nas bacias dos rios que desaguam no Paraná.”

Para sábado (22), o Boletim Hidrológico Binacional, publicado no site de Itaipu, prevê que o Rio Paraná chegará a 108,5 metros na estação de medição próxima à Ponte da Amizade, nível que já representa risco a locais como a passarela do bairro San Rafael, localizada a 108,4 metros de altitude.

“Portanto, solicita-se aos moradores do bairro San Rafael que fiquem atentos e continuem acompanhando as informações atualizadas sobre a situação dos níveis do rio Paraná”, pede Itaipu. “Caso necessário, a Assessoria de Responsabilidade Social da Margem Direita (Paraguai) fará o remanejamento dos atingidos para um abrigo temporário.”

No lado brasileiro, a construção mais baixa está localizada no Porto de Areia (114 metros), nos arredores do encontro entre os rios Iguaçu e Paraná. No Iate Clube Cataratas, a primeira construção está localizada a 117,8 metros, enquanto o antigo restaurante El Dorado está posicionado a 122,4 metros sobre o nível do mar.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.