Iraquianos detidos com passaportes falsos passaram por Foz do Iguaçu

Grupo tentava embarcar de Buenos Aires para a Alemanha usando documentos supostamente franceses.

Apoie! Siga-nos no Google News

Grupo tentava embarcar de Buenos Aires para a Alemanha usando documentos supostamente franceses.

Autoridades migratórias da Argentina detiveram, na noite de segunda-feira (8), quatro iraquianos com idades entre 20 e 23 anos, que tentavam embarcar para a Alemanha no Aeroporto Internacional de Ezeiza, região de Buenos Aires, usando passaportes franceses falsos. A entrada no país ocorreu pela fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

De acordo com o portal Misiones Online, o grupo composto por homens e mulheres ingressou em território argentino pela Ponte Tancredo Neves, procedente do Brasil. No momento da passagem pela fronteira, os passaportes europeus, cujos carimbos atestavam entrada legal no Brasil, não chamaram a atenção dos agentes.

Conforme o portal, a irregularidade foi detectada em Ezeiza porque os estrangeiros não cumpriam todos os requisitos exigidos daqueles que pretendem ir além de Puerto Iguazú. Uma vez constatada a falsidade dos documentos franceses, apresentaram os passaportes originais iraquianos.

“Os detidos alegaram o status de perseguidos políticos no país de origem para justificar a situação irregular. Até o momento, não foram detectados pedidos prévios de detenção ou alertas de segurança da Interpol”, informa o Misiones Online. Para entrar na Argentina, cidadãos do Iraque precisam de visto.

O caso foi remetido ao juiz Federico Villena, o mesmo que apura a entrada de um grupo de iranianos a bordo de um avião venezuelano. Na manhã desta quinta-feira (11), os iraquianos, cujos nomes não foram divulgados, permaneciam sob o resguardo das autoridades migratórias argentinas.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.