Incêndio em prédio de Ciudad del Este entra no terceiro dia

Fogo no edifício de 25 andares começou no início da tarde de segunda (12); bombeiros esperam apagar os últimos focos ainda hoje.

Bombeiros de Ciudad del Este e municípios vizinhos esperam conseguir apagar, ainda hoje (14), os focos de incêndio remanescentes no edifício de 25 andares que está em chamas desde o início da tarde de segunda-feira (12).

Leia também:
– Bombeiros resgatam operários após incêndio em prédio no Paraguai
– Bombeiros de Foz auxiliam no combate ao incêndio no Paraguai
– Shopping em Ciudad del Este é interditado após danos em pilar

Situado a cerca de 650 metros da Ponte Internacional da Amizade, nas proximidades do Shopping Paris, o prédio pertence a uma importadora de eletrônicos e ainda está em obras, embora alguns de seus andares já estivessem sendo usados como depósito.

Relatos publicados pela imprensa do Paraguai dão conta de que o fogo começou no 12.º andar, tendo como provável causa um curto-circuito. A fumaça dificultou a saída de operários que estavam acima, que precisaram do apoio dos bombeiros para a evacuação.

Em entrevista coletiva, concedida no início da noite de ontem (13), Cristhian Marín, coordenador dos bombeiros de Itaipu (chamados para auxiliar os colegas de Ciudad del Este e região), disse que as principais dificuldades são a altura e o vento.

Bombeiros utilizam todos os equipamentos disponíveis. Foto: Gentileza/Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este
Bombeiros utilizam todos os equipamentos disponíveis. Foto: Gentileza/Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este

“Agora temos alguns focos nos andares 13 e 14. No 15.º já está sendo controlado, no 16.º e no 17.º não há mais fogo”, detalhou. “O problema é que de vez em quando o vento bate e reaviva o fogo, mas o incêndio está controlado, não vai sair deste prédio.”

Em alguns dos andares incendiados, foram encontradas grandes quantidades de materiais inflamáveis, relacionados à obra ou pertencentes a terceiros, que armazenavam eletrônicos, baterias, produtos de plástico e brinquedos no local.

Já quanto à segurança da torre (o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, chegou a afirmar que havia chances de desabamento), Marín apontou que os bombeiros estão evitando sobrecarregar a estrutura, mas que não há sinais de colapso.

Cerca de 150 bombeiros, oriundos de diferentes companhias do departamento (estado) de Alto Paraná e da capital paraguaia, Assunção, participam do trabalho, com expectativa de apagar os últimos focos ainda nesta quarta-feira.

Quartel-general montado em uma galeria próxima. Foto: Gentileza/Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este
Quartel-general montado em uma galeria próxima. Foto: Gentileza/Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este

Bombeiros de Foz do Iguaçu também prestam apoio aos colegas paraguaios, como costuma ocorrer nesse tipo de situação. A coluna de fumaça do incêndio pode ser vista de vários pontos do lado brasileiro, uma vez que o edifício está próximo ao Rio Paraná.

Interdições no trânsito

Devido ao incidente, o trânsito na área central de Ciudad del Este, à esquerda de quem entra no Paraguai pela Ponte da Amizade, está parcialmente bloqueado, com interdições em locais como as avenidas Luís María Argaña e Eusebio Ayala.

Já o fechamento da quadra ao redor do prédio (Avenida Eusebio Ayala e ruas Rubio Ñu e Itá Ybaté) continuará por tempo indeterminado, até que seja possível concluir a perícia e descartar os riscos de desabamento.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.