Dia de governo interinstitucional em Ciudad del Este teve a participação de agências ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU).
Integrantes das cerca de 120 famílias venezuelanas residentes em Ciudad del Este participaram, nesse fim de semana, de uma jornada de assistência social conjunta, promovida por instituições como a prefeitura local, governo do Paraguai, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e ONU Mulheres.
No sábado (16), as ações estiveram concentradas no ginásio municipal do bairro Pablo Rojas. No domingo (17), o local escolhido foi a Casa da Cultura, no bairro Ciudad Nueva. O cronograma incluiu atendimento médico, regularização de vacinas, orientação para documentação, assessoria jurídica e recreação infantil.
“É um projeto conjunto que conta com vários eixos de trabalho, entre eles a prevenção da violência contra mulheres adultas e adolescentes, além de propiciar encontros de coesão social entre a população venezuelana e a de Ciudad del Este”, descreveu a prefeitura da cidade paraguaia, em nota distribuída à imprensa.
No mês de setembro, a Secretaria Municipal da Mulher vai promover, na capital do Alto Paraná, uma feira na qual mulheres e homens vindos da Venezuela terão a oportunidade de comercializar produtos como artesanato e gastronomia típica.
Em paralelo, está em marcha a formalização de uma associação de venezuelanos em Ciudad del Este. O objetivo é defender os interesses da comunidade, que vem crescendo nos últimos anos em toda a região de fronteira, por fatores como a crise enfrentada pelo país que já teve uma das maiores economias do continente.
Comentários estão fechados.