Sistema de iluminação da Ponte da Amizade volta a funcionar

Reparos foram efetuados pela Diretoria de Iluminação Pública da Prefeitura de Foz do Iguaçu; trabalho será concluído no fim de semana.

Quem passa pela Ponte Internacional da Amizade, no período da noite, já não encontra um cenário completamente às escuras. No início da semana, equipes a serviço da Diretoria de Iluminação Pública da Prefeitura de Foz do Iguaçu começaram o trabalho de reparação do sistema de lâmpadas na passarela internacional.

Leia também:
Para prefeito de Presidente Franco, Ponte da Integração será aberta apenas em 2024

Conforme acordo entre Brasil e Paraguai, a manutenção da ponte é de responsabilidade brasileira. No caso específico da iluminação, há um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura de Foz, para que os cuidados com as lâmpadas e a fiação sejam mantidos pelo poder público municipal.

No mês de abril, o H2FOZ repercutiu matérias publicadas pela imprensa do Paraguai relatando os riscos trazidos pela escuridão no alto da ponte, que tem tráfego intenso também no período noturno. Na ocasião, a única luz disponível era a dos faróis dos veículos, já que nenhuma das lâmpadas funcionava.

Ponte da Amizade iluminada apenas com os faróis dos veículos, em registro da câmera da Catve.com na noite dessa quinta-feira (20).
Ponte da Amizade iluminada apenas com os faróis dos veículos, em 20 de abril. Imagem: Reprodução/Catve.com

Mais recentemente, apenas parte das luminárias estava ligada, algumas delas de forma intermitente. Desde a última terça-feira (18), o funcionamento da rede já está quase integralmente restabelecido, restando somente alguns problemas do lado paraguaio, cujas lâmpadas serão substituídas no fim de semana.

O atual sistema de iluminação da Ponte da Amizade, com luminárias de LED, foi inaugurado em 2016, em parceria com a empresa canadense LED Roadway Lighting, que doou a tecnologia e se encarregou do período inicial de manutenção.

Ponte da Amizade na noite de 9 de julho, com grande parte da iluminação desligada ou “piscando”. Imagem: Reprodução/Catve.com
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.