Uma igreja feita de madeira, localizada às margens da Rodovia Nacional n.º 12, em Wanda, foi reconhecida pela Câmara de Representantes de Misiones como parte do patrimônio histórico e cultural da província argentina da fronteira.
Leia também:
Patrimônio de Foz: conheça os bens na lista para tombamento
Fundado pela comunidade polonesa, em 1945, o templo Madre de Dios Czestochowa, que homenageia a padroeira nacional da Polônia, foi incluído devido à sua importância como parte do testemunho da imigração eslava para a região.
Localizado a 50 quilômetros de Puerto Iguazú, o município surgiu como uma colônia agrícola habitada por imigrantes poloneses. O nome Wanda, segundo a versão mais popular, seria uma alusão à princesa Wanda, filha do fundador da cidade de Cracóvia.
A igreja de 1945 é simples e similar a inúmeros outros templos de comunidades polonesas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu valor reside, justamente, nas características que remetem a uma arquitetura que hoje já não é praticada.
Para visitar a igreja Madre de Dios Czestochowa, tendo a fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú como referência, siga pela Rodovia Nacional n.º 12 até um pouco adiante do perímetro urbano de Wanda. A localização exata está indicada no mapa abaixo:
Comentários estão fechados.