Guaranis do lado argentino escolhem Conselho de Caciques

Líderes da nação mbyá guarani em Misiones participaram do conclave ocorrido na comunidade Pindo Poty.

Líderes das aldeias do povo mbyá guarani, na província argentina de Misiones, participaram, na segunda-feira (14), de um conclave na comunidade Pindo Poty, município de El Soberbio, para a escolha da nova composição do Conselho de Caciques, órgão que representa os interesses dos indígenas nas esferas governamentais.

De acordo com a Direção Geral de Assuntos Guaranis do governo de Misiones, mais de 150 pessoas compareceram à reunião, que teve a maior presença de público desde 2004. Antes da votação, que foi feita de forma individual e secreta, os candidatos tiveram a oportunidade de expor suas propostas aos emissários de cada aldeia.

Com mais de 60% dos votos, o vitorioso foi o cacique Alejandro Benítez, da comunidade Pindo Poty, para o cargo de presidente do conselho. A vice-presidência será exercida pela também líder comunitária Ruperta Morinigo. Representantes da região de Puerto Iguazú, Silvino Moreyra, da comunidade Mborore, e Daniel Estanislao, da comunidade Itapoty Miri, foram escolhidos para cargos da diretiva.

Prestigiaram o conclave a diretora de Assuntos Guaranis da província de Misiones, Norma Silvero, e o prefeito do município de Capioví, Alejandro Arnhold. A nação mbyá guarani é a mais numerosa no lado argentino da fronteira, vivendo em áreas que vão de Puerto Iguazú às margens dos rios Iguaçu, Paraná e Uruguai.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.