Líderes das aldeias do povo mbyá guarani, na província argentina de Misiones, participaram, na segunda-feira (14), de um conclave na comunidade Pindo Poty, município de El Soberbio, para a escolha da nova composição do Conselho de Caciques, órgão que representa os interesses dos indígenas nas esferas governamentais.
De acordo com a Direção Geral de Assuntos Guaranis do governo de Misiones, mais de 150 pessoas compareceram à reunião, que teve a maior presença de público desde 2004. Antes da votação, que foi feita de forma individual e secreta, os candidatos tiveram a oportunidade de expor suas propostas aos emissários de cada aldeia.
Com mais de 60% dos votos, o vitorioso foi o cacique Alejandro Benítez, da comunidade Pindo Poty, para o cargo de presidente do conselho. A vice-presidência será exercida pela também líder comunitária Ruperta Morinigo. Representantes da região de Puerto Iguazú, Silvino Moreyra, da comunidade Mborore, e Daniel Estanislao, da comunidade Itapoty Miri, foram escolhidos para cargos da diretiva.
Prestigiaram o conclave a diretora de Assuntos Guaranis da província de Misiones, Norma Silvero, e o prefeito do município de Capioví, Alejandro Arnhold. A nação mbyá guarani é a mais numerosa no lado argentino da fronteira, vivendo em áreas que vão de Puerto Iguazú às margens dos rios Iguaçu, Paraná e Uruguai.
Comentários estão fechados.