A prefeitura de Naranjal, município paraguaio localizado cerca de cem quilômetros ao sul da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, declarou situação de emergência municipal, em razão dos estragos provocados pelo temporal da noite de quinta-feira (10), com queda de granizo em áreas do perímetro urbano e zona rural.
Leia também:
Fim de semana terá chuva e volta do frio em Foz do Iguaçu
De acordo com a Resolução n.º 408/2023, o objetivo é facilitar a adoção das medidas necessárias para a reparação dos prejuízos trazidos pelo fenômeno, como casas destelhadas ou com telhas perfuradas pelas pedras de gelo e lavouras danificadas nas fazendas que formam a base da economia do município.
Além de Naranjal, outras localidades do interior do departamento (estado) de Alto Paraná também foram afetadas, como Santa Rita, San Cristóbal e Iruña. Nas referidas cidades, porém, as perdas tiveram menor extensão.
Colonizado por agricultores de origem brasileira, Naranjal é um dos municípios mais prósperos da faixa leste do Paraguai, tendo atraído, recentemente, investimentos na agroindústria. Um dos empreendimentos, inaugurados no início do ano, tem potencial para geração de 2,6 mil empregos diretos e indiretos.
Comentários estão fechados.