O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai assinou, nessa sexta-feira (6), os contratos com as empresas responsáveis pela construção dos acessos à cabeceira paraguaia da futura Ponte da Integração, em Presidente Franco. As obras fazem parte do “Corredor Metropolitano del Este”.
A cerimônia contou com a presença do ministro Arnoldo Wiens, que inaugurou uma ponte sobre o Rio Monday e inspecionou os trabalhos na margem do Rio Paraná. Para construir do zero ou adaptar as rodovias do anel viário, o Paraguai contraiu empréstimo de US$ 212 milhões do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Os lotes nº 1 e 2 estarão a cargo do Consórcio CT Vial, formado pela Construtora Isacio Vallejos S/A e pela Tecnología del Sur SAE. O pacote inclui uma rodovia com 31 quilômetros de extensão entre os municípios de Los Cedrales, Presidente Franco, Minga Guazú e Hernandarias. As pontes sobre os rios Monday e Acaray já estão concluídas.
Já o lote nº 3, vencido pela Construtora Acaray S/A, prevê a adaptação de um trecho com 4,6 quilômetros no perímetro urbano de Presidente Franco, para conexão entre a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a atual malha viária da cidade. Está prevista, ainda, a construção do acesso à futura aduana paraguaia.
Também nesta semana, teve início o processo de desapropriação de imóveis situados no caminho das novas rodovias. Moradores de Presidente Franco participaram de uma audiência na prefeitura local, na qual foram informados de que, a partir de segunda (9), será feito um trabalho de campo para atualizar a base de dados e oficializar a lista de imóveis.
As obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai estão sendo financiadas pela diretoria brasileira de Itaipu, em pacote que inclui a rodovia Perimetral Leste em Foz do Iguaçu, mas não os acessos pelo lado paraguaio. Em sua atual etapa, o cronograma da ponte está em 64% de execução, com previsão de inauguração no segundo semestre de 2022.
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