Governador e ministro vistoriam obras da Ponte da Integração

Data da inauguração da estrutura, prevista para o último dia 12, ainda não foi reagendada pelos governos de Brasil e Paraguai.

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O governador do Paraná, Ratinho Junior; o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalício Risden; e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, estiveram, nessa terça-feira (20), na Ponte da Integração Brasil–Paraguai, em Foz do Iguaçu, para vistoria da estrutura.

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A via, que conecta a margem do Rio Paraná em Foz à cidade paraguaia de Presidente Franco, já está concluída, restando pontos como os ajustes em relação à iluminação dos pilares, que terão luzes com as cores dos dois países. Estruturas como as rodovias de acesso e as futuras aduanas, contudo, deverão ficar prontas apenas no próximo ano.

Ponte é do tipo estaiada, com duas torres de sustentação. Imagem: Gilson Abreu/AEN

Durante a visita dessa terça, o governador paranaense expressou satisfação com o fato de que o cronograma do projeto, iniciado em 2019, tenha sido cumprido. O investimento total, oriundo dos cofres da diretoria brasileira de Itaipu, está estimado em R$ 373 milhões.

“Essa é uma obra esperada há 30 anos. […] Ela vai fazer com que o Paraná se torne ainda mais protagonista na América do Sul. Isso é geração de emprego para a nossa gente, vai facilitar a vida de quem transita na Ponte da Amizade e transformar o comércio exterior no Mercosul”, destacou Ratinho Junior, citado pela Agência Estadual de Notícias.

Ponte da Integração vista do lado brasileiro do Marco das Três Fronteiras. Imagem: DER/PR

A construção é do tipo estaiada e conta com duas torres de sustentação, com 120 metros de altura cada uma. A ponte tem 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, sendo o maior da América Latina. São duas pistas simples, com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

No último sábado (17), o H2FOZ publicou um resumo do andamento das obras de acesso à Ponte da Integração. No lado paraguaio, a etapa mais avançada está com 40,51% de execução, referente à ligação urbana. No lado brasileiro, o boletim do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), datado de novembro, indicava 17,27%.

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