No último fim de semana, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), confirmou a escolha do engenheiro eletricista Justo Zacarías Irún como o futuro diretor-geral paraguaio de Itaipu. Nessa segunda-feira (24), “Lucho” Zacarías, como é popularmente conhecido, concedeu suas primeiras entrevistas após o anúncio.
Leia também:
Presidente eleito define futuro diretor paraguaio de Itaipu
Em declarações reproduzidas pelo jornal Última Hora, Zacarías agradeceu ao presidente eleito a confiança e enumerou três prioridades, ligadas à manutenção da eficiência da hidrelétrica, ao uso dos recursos sociais para o desenvolvimento e à renegociação do Anexo C do Tratado, que define as bases financeiras para o funcionamento de Itaipu.
“Queremos que aquilo que for resolvido na revisão [do Anexo C] deixe as próximas gerações contentes e seja recordado como um grande elemento jurídico”, disse o futuro diretor, mencionando que o clima entre Brasil e Paraguai, nos primeiros contatos entre as equipes de Peña e Lula, tem sido cordial.
Já quanto à gestão interna da diretoria paraguaia, “Lucho” afirmou que, a partir de 15 de agosto (data de início do novo governo), “o que está bem deverá continuar; o que está mal será preciso mudar. Poderemos fazer algumas modificações, com o pessoal de confiança, mas não serão muitas”.
Trajetória
Justo Zacarías Irún é engenheiro eletricista formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus de Joinville. Em Itaipu, atuou como funcionário entre os anos de 1987 e 1997; assistente na Diretoria Técnica, entre 1997 e 2002; diretor paraguaio de Coordenação, em 2003; e diretor-administrativo, de 2003 a 2008.
Irmão de Javier Zacarías Irún, ex-prefeito de Ciudad del Este, e cunhado de Sandra McLeod de Zacarías, também ex-prefeita, Justo é filiado ao Partido Colorado e exerceu diversos cargos políticos na região de fronteira, como governador do departamento (estado) de Alto Paraná (2013–2018) e deputado nacional.
Comentários estão fechados.