Futuro diretor paraguaio detalha prioridades do país em Itaipu

Justo Zacarías Irún foi escolhido pelo presidente eleito, Santiago Peña, cujo governo terá início no próximo dia 15 de agosto.

No último fim de semana, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), confirmou a escolha do engenheiro eletricista Justo Zacarías Irún como o futuro diretor-geral paraguaio de Itaipu. Nessa segunda-feira (24), “Lucho” Zacarías, como é popularmente conhecido, concedeu suas primeiras entrevistas após o anúncio.

Leia também:
Presidente eleito define futuro diretor paraguaio de Itaipu

Em declarações reproduzidas pelo jornal Última Hora, Zacarías agradeceu ao presidente eleito a confiança e enumerou três prioridades, ligadas à manutenção da eficiência da hidrelétrica, ao uso dos recursos sociais para o desenvolvimento e à renegociação do Anexo C do Tratado, que define as bases financeiras para o funcionamento de Itaipu.

“Queremos que aquilo que for resolvido na revisão [do Anexo C] deixe as próximas gerações contentes e seja recordado como um grande elemento jurídico”, disse o futuro diretor, mencionando que o clima entre Brasil e Paraguai, nos primeiros contatos entre as equipes de Peña e Lula, tem sido cordial.

Já quanto à gestão interna da diretoria paraguaia, “Lucho” afirmou que, a partir de 15 de agosto (data de início do novo governo), “o que está bem deverá continuar; o que está mal será preciso mudar. Poderemos fazer algumas modificações, com o pessoal de confiança, mas não serão muitas”.

Trajetória

Justo Zacarías Irún é engenheiro eletricista formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus de Joinville. Em Itaipu, atuou como funcionário entre os anos de 1987 e 1997; assistente na Diretoria Técnica, entre 1997 e 2002; diretor paraguaio de Coordenação, em 2003; e diretor-administrativo, de 2003 a 2008.

Irmão de Javier Zacarías Irún, ex-prefeito de Ciudad del Este, e cunhado de Sandra McLeod de Zacarías, também ex-prefeita, Justo é filiado ao Partido Colorado e exerceu diversos cargos políticos na região de fronteira, como governador do departamento (estado) de Alto Paraná (2013–2018) e deputado nacional.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.