Ainda no primeiro semestre de 2023, a prefeitura de Ciudad del Este contará com uma moderna frota de 20 ônibus elétricos, adquirida para utilização no transporte público local. Importados da China, os veículos da fabricante Zhongtong Bus serão similares aos modelos que já estão em uso em outros países da região, como o Chile.
Leia também:
Ciudad del Este terá festival para celebrar aniversário de 66 anos
A informação foi confirmada pelo poder público local, que revelou que o prazo de 180 dias para a entrega está correndo desde o último dia 19, data da assinatura do contrato com a empresa Cathay SAE, vencedora da licitação. A entrada em operação, por sua vez, poderá ocorrer no segundo semestre, uma vez concluídos os ajustes necessários.
Além da compra dos 20 ônibus, orçada em G$ 63,4 bilhões (R$ 45,5 milhões), a prefeitura de Ciudad del Este licitou a construção de uma estação de recarga rápida das baterias, que será instalada nas proximidades da atual rodoviária (Terminal de Ómnibus), no bairro Obrero. O custo é de G$ 2,6 bilhões (R$ 1,9 milhão).
Outras providências incluem a contratação e o treinamento dos motoristas que farão a operação dos ônibus; a definição dos itinerários; e a implantação de um sistema de bilhetagem eletrônica, uma vez que parte do custo de aquisição e manutenção dos veículos será bancada com a arrecadação da tarifa.
De acordo com a prefeitura, dos 20 ônibus elétricos que farão parte da frota, 18 terão espaço para 72 passageiros, com autonomia de 240 quilômetros por carga de bateria, e dois serão de modelos menores, projetados para 28 passageiros e com capacidade para rodar pelo menos 180 quilômetros antes do reabastecimento.
Comentários estão fechados.