Cidades da fronteira farão vacinação conjunta em outubro

Ações ocorrerão, de forma simultânea, em Puerto Iguazú, Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, com ênfase em três vacinas.

Apoie! Siga-nos no Google News

As cidades fronteiriças de Puerto Iguazú (Argentina), Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil) receberão, entre os dias 2 e 11 de outubro, as ações da campanha “Promovendo Fronteiras Saudáveis e Seguras do Mercosul”, que tem o apoio dos governos nacionais e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Leia também:
Foz recolhe 30 morcegos com raiva em 24 bairros neste ano

Com o lema “a vacinação nos une”, o objetivo é promover, de forma simultânea, a ampliação da cobertura de imunizantes como a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e das vacinas contra a paralisia infantil e a febre amarela.

Para tanto, serão promovidas ações tendo como foco os moradores e os viajantes que trafegam pela região. No caso do lado argentino, um dos pontos de vacinação será a aduana da Ponte Tancredo Neves, em Puerto Iguazú, com oferta de imunizantes para crianças e adultos.

Além da fronteira trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina, a campanha estará presente nos municípios de Concordia (Argentina) e Salto (Uruguai), unidos pela Ponte Internacional Salto Grande, no Rio Uruguai.

Em Foz do Iguaçu, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão intensificadas as ações do Programa Municipal de Imunização (PMI) nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). No dia 7 de outubro (sábado), por sua vez, todas estarão abertas, no horário das 9h às 14h, para facilitar o acesso da população.

Na data em questão, também será montado um posto para aplicação das doses na Ponte Internacional da Amizade, com atendimento das 8h30 às 12h30.

A queda na cobertura vacinal é tema de preocupação constante entre as autoridades sanitárias do Mercosul, estando associada, em muitos casos, à desinformação propagada na internet. As vacinas aprovadas pelos órgãos sanitários dos países da região são seguras e seguem padrões internacionais de elaboração e manuseio.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.