Frio dá novo ânimo a pequeno comércio de Ciudad del Este

Brasileiros vão às compras de roupas de frio e cobertores, principalmente nos finais de semana.

Depois de uma prolongada crise por causa das restrições provocadas pelo coronavírus, os vendedores de via pública do centro comercial de Ciudad del Este comemoram.

Segundo o jornal La Clave, a chegada cada vez maior de compradores brasileiros anima os vendedores.

Os brasileiros chegam em veículos particulares e até em ônibus. E o resultado é um aumento progressivo no volume das vendas.

REAL DESVALORIZADO

Os turistas (e iguaçuenses) vão em busca de roupas de frio e cobertores, apesar da “quase nula vantagem que oferece a relação dólar/real”, como lembra La Clave.

Um dos comerciantes, Ever García, disse que, antes da pandemia, uma mercadoria que custava US$ 10 era adquirida por R$ 40 pelos brasileiros.

“Agora, estão pagando quase R$ 60, mas mesmo assim os turistas estão vindo fazer compras e devagar estamos recuperando o dinamismo comercial”, afirmou.

Segundo ele, “desde as primeiras horas turistas ocupam as ruas do centro, principalmente nos finais de semana”.

DEMISSÕES

O jornal lembra que 2020 foi muito complicado para o turismo de compras, com o fechamento da fronteira com o Brasil por mais de seis meses.

O resultado foi o fechamento de lojas e demissão massiva de empregados. Calcula-se que 50 mil pessoas perderam emprego em Ciudad del Este.

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