FMI aprova acordo de cooperação técnica com o Paraguai

Órgão internacional auxiliará o país no processo de reformas macroeconômicas e estruturais.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou, nessa terça-feira (22), a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o governo do Paraguai, com duração prevista de dois anos. O objetivo é auxiliar o país no processo de qualificação para futuros apoios financeiros junto aos principais mecanismos globais.

De acordo com a instituição, técnicos do FMI darão apoio ao Paraguai para a implantação de programas de política macroeconômica e na adoção de reformas estruturais para a melhoria do desempenho do Estado e da economia. A ação faz parte do Instrumento de Coordenação de Políticas, conhecido em inglês pela sigla PCI.

Entre as recomendações preliminares dadas pelo órgão ao governo paraguaio estão a redução da inflação anual, para patamar próximo a 4% (o acumulado dos últimos 12 meses está em 8,1%), o restabelecimento das reservas de contingência e a definição de limites para o déficit fiscal no orçamento até 2024.

A economia do Paraguai vem sendo afetada por fatores como a pandemia do novo coronavírus e o aumento internacional dos preços de insumos básicos, como fertilizantes e combustíveis, gerado pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022.

Perdas de produtividade nas safras agrícolas e dificuldades para escoar a produção pela hidrovia dos rios Paraguai e Paraná também tiveram impacto negativo no desempenho do país. Mesmo assim, o guarani tem se mantido como uma das moedas mais estáveis da região, o que vem ajudando a minimizar os efeitos inflacionários.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.