Fiscalização tirou de circulação quase três toneladas de maconha na Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Paraguai, nessa sexta-feira, 8. Foi necessário o trabalho de bombeiros para acessar e retirar a carga de entorpecente oculta no caminhão.
- LEIA TAMBÉM: Policial militar é preso em Foz acusado de compartilhar imagens de abuso contra crianças
O motorista, após ser parado e ter o veículo selecionado para inspeção no escâner, fugiu pelas vias fronteiriças. A abordagem foi da Receita Federal do Brasil (RFB), com o apoio da Força Nacional.
O condutor é de origem paraguaia, e as placas do caminhão também são do país vizinho. Na inspeção, servidores perceberam a existência de compartimento oculto no assoalho do veículo, que escondia material suspeito.
“Após uma verificação mais detalhada, foi confirmada a presença de substância semelhante a maconha, em tabletes”, reporta a RFB. Na pesagem final, a erva totalizou 2.910 quilos, segundo o órgão.
Foi preciso auxílio de bombeiros e de seus instrumentos próprios para poder acessar e retirar a droga escondida no fundo falso, no assoalho da carroceria do caminhão. Veículo e carga ilícita foram encaminhados à Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
A Receita Federal reforça que atua de forma integrada às forças de segurança contra o tráfico de drogas e o contrabando. O foco é a “proteção das fronteiras, a segurança da população e o combate a crimes transfronteiriços”, frisa.