Retornou ao Paraguai, na tarde dessa sexta-feira (24), o ex-presidente Fernando Lugo, candidato à reeleição como senador pela Frente Guasú, que estava havia seis meses na Argentina, passando por reabilitação em uma clínica de Buenos Aires. Em agosto de 2022, Lugo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em seu gabinete no Senado.
Leia também:
Pesquisa mostra cenário incerto para as eleições presidenciais no Paraguai
A chegada ao Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em um voo privado, ocorreu por volta das 14h30. Acompanhado de familiares, o ex-bispo católico, de 71 anos, seguiu em direção à sua residência em Lambaré, região metropolitana de Assunção.
Em declarações reproduzidas pelo jornal Última Hora, Luis Pacielo, familiar de Lugo, disse que “ele está muito contente por voltar. Creio que é um momento muito importante, inclusive para a democracia, pois sua liderança política é muito importante. […] Ele sempre apoiou a Concertação [bloco de oposição na disputa presidencial em abril] e é parte dela”.
Já o senador Jorge Querey, médico e amigo do ex-presidente, afirmou que “ele tem uma autonomia gigantesca e pode dar surpresas”, evitando informar detalhes pontuais, em razão do sigilo médico e do fato de ser candidato a vice-presidente em uma outra chapa de oposição, a liderada por Euclides Acevedo, do Movimento Político Nova República.
Efraín Alegre, candidato à presidência pela Concertação, celebrou a volta de Lugo, de quem foi ministro durante o governo (2008–2012). “Sua volta e melhoria são a melhor notícia para um país que está recuperando a esperança no futuro. Somando suas forças à Concertação, a mudança chegará”, escreveu Alegre em mensagem nas redes sociais.
Comentários estão fechados.