O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo foi hospitalizado em um centro médico de Assunção, nessa quinta-feira (15), após sentir enjoos e queda de pressão. O acompanhamento é feito pelo médico e ex-senador Jorge Querey.
Leia também:
Delegado dá voz de prisão a homem após sofrer injúria racial em Foz do Iguaçu
Segundo Querey, o ex-presidente está na ala de cuidados intensivos, não pela gravidade do caso, mas pela necessidade de monitoramento contínuo.
“Preciso controlá-lo por 24 ou 48 horas, com exames e outros indicadores. Em uma ala de cuidado geral isso não é possível, porque o acompanhamento é mais espaçado”, justificou o médico e amigo do líder político.
Em agosto de 2022, Lugo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto trabalhava em seu gabinete no Senado. Desde então, vem enfrentando um longo e delicado processo de recuperação, em instituições da Argentina e do próprio Paraguai.
Primeiro presidente de esquerda do país, Lugo governou entre 2008 e 2012, quando foi alvo de um processo de impeachment, apoiado pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), legenda do então vice-presidente Federico Franco.
Nas eleições seguintes (2013 e 2018), foi eleito senador. Em 2023, debilitado pelos efeitos do AVC, inscreveu-se novamente para disputar o Senado, mas não conseguiu participar da campanha e não obteve os votos necessários para a reeleição.
Comentários estão fechados.