A diretoria paraguaia de Itaipu deu início, nesta sexta-feira (17), às ações do plano de atendimento às famílias do bairro San Rafael, em Ciudad del Este, nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade. Conforme o monitoramento, cerca de 75 casas estão sob risco de inundação com a atual cheia do Rio Paraná no trecho abaixo da barragem.
Leia também:
Vertedouro de Itaipu continuará aberto no feriado de carnaval
O objetivo, segundo Itaipu, é dar apoio aos moradores e garantir a transferência das pessoas para abrigos seguros. “O trabalho começou com o levantamento do número de casas afetadas nesta fase inicial da inundação e das necessidades específicas das famílias”, detalhou a binacional em material distribuído à imprensa.
Na manhã desta sexta, a lâmina d’água do Rio Paraná estava a 108,92 metros acima do nível do mar na estação hidrométrica da Ponte da Amizade, correspondente ao estado de “primeiras inundações” no bairro San Rafael, cortado ao meio pelo arroio Acaraymí, afluente do Paranazão.
A tendência, de acordo com os dados fornecidos pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos de Itaipu, é de elevação provocada pelas chuvas que atingem as bacias dos rios que desaguam na região. Na margem brasileira, por ora, não há previsão de danos às estruturas ribeirinhas localizadas em Foz do Iguaçu.
Comentários estão fechados.