Consumidores de Assunção e região metropolitana, além de moradores das regiões Norte e Leste do Paraguai (incluindo Ciudad del Este e municípios vizinhos), foram surpreendidos, no final da manhã desta segunda-feira (23), com um apagão que desestabilizou grande parte do serviço de eletricidade no país.
Leia também:
Rompimento de rede deixa parte de Foz do Iguaçu sem água no fim de semana
De acordo com a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE), companhia estatal que também é proprietária da metade paraguaia de Itaipu, o problema ocorreu em um transformador de corrente da subestação de Villa Hayes, localizada nos arredores da capital paraguaia. Itaipu não tem relação com o ocorrido.
“A linha de transmissão 500 kV Itaipú–Villa Hayes ficou fora de serviço entre as 11h21 e as 11h50 de hoje (23), devido a inconvenientes no transformador de corrente da Subestação de Villa Hayes, afetando regiões do Norte e Leste do país, além da região metropolitana”, confirmou a ANDE, em nota divulgada à imprensa.
“A estas horas [por volta das 13h], o fornecimento de energia elétrica já está 90% normalizado nas áreas afetadas, que em breve serão normalizadas”, complementou a companhia.
O total de unidades consumidoras afetadas ainda não foi divulgado. Em média, Itaipu responde por cerca de 85% da demanda de energia no Paraguai, tendo a Subestação de Villa Hayes como peça principal do sistema. A transmissão da energia da binacional para o Brasil não foi afetada pela falha em território paraguaio.
Comentários estão fechados.