O ministro brasileiro disse que o Paraguai virou “Estado brasileiro” rico.
A intenção do ministro de Economia do Brasil, Paulo Guedes, era mostrar que o Paraguai, graças aos baixos impostos, cresceu e se beneficia vendendo ao Brasil. E que o Brasil perde ao manter impostos elevados.
Mas a fala dele gerou mal-estar no Paraguai, principalmente por causa das expressões usadas pelo ministro, conforme foram publicadas no jornal O Globo neste sábado, em sua edição on line.
“O Paraguai virou praticamente um Estado brasileiro com imposto zero, cresceu, ficou rico porque se beneficia da escala brasileira exportando para o Brasil”, disse o ministro.
No Paraguai, o Ministério das Relações Exteriores lamentou as “expressões infelizes” utilizadas pelo ministro, ao dizer que o Paraguai tornou-se um Estado brasileiro, informou o jornal Última Hora.
Ainda neste sábado, a chancelaria paraguaia divulgou nota sobre a fala de Guedes, que em outro trecho afirmou:
Se nós tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo pro Paraguai pra fazer soja, chicote elétrico. Tudo que está sendo feito lá, poderia estar sendo feito aqui e está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto e o Paraguai, inteligentemente, baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas, o que mais cresce.
Mesmo com a ressalva do “entre aspas”, usada na fala dele, as expressões desagradaram os paraguaios. A nota do Ministério de Relações Exteriores deixa isso bem claro.
O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e para honrar aqueles que a defenderam heroicamente ao longo de sua história, essas expressões infelizes não podem ser ignoradas.
Comentários estão fechados.