Resultado dos negócios surpreendeu os organizadores: US$ 155 milhões. Última edição presencial atingiu US$ 76 milhões.
Mesmo de forma virtual, a Expo Paraguay-Brasil, que terminou nesta quinta-feira, 21, superou a expectativa dos organizadores. Aliás, quase dobrou o volume de negócios previsto, de US$ 80 milhões para US$ 155 milhões.
Foi a primeira vez que a feira de negócios, realizada há 12 anos, foi feita virtualmente, devido ainda aos cuidados com a pandemia de covid-19. Nas feiras anteriores, presenciais, chegou-se ao máximo de US$ 80 milhões em negócios entre empresas brasileiras e paraguaias.
“Tivemos mais de 10 mil acessos à plataforma da expo”, contou o vice-presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Oscar Mersán De Gásperi, em entrevista à Rádio Nacional.
A feira permite contatos entre empresas brasileiras interessadas em se instalar no Paraguai e empreendedores paraguaios que procuram levar seus produtos ao mercado brasileiro.
Durante os três dias da feira, participaram cerca de 250 empresas do setor industrial e de serviços dos dois países.
O Brasil é o principal destino das exportações paraguaias. É, também, o segundo país em volume de exportações para o país vizinho.
O interesse de empresas brasileiros em se instalar no Paraguai, que havia arrefecido no período da pandemia, voltou a crescer, já que no Paraguai a inflação está controlada (embora com alta, este ano), o câmbio é menos volátil e o ambiente de negócios é mais favorável, com menos impostos, taxações e burocracia.
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