Expo Maquila 2023 começa segunda (4) no Paraguai

Serão três dias de evento no Lago Shopping, de Ciudad del Este; programação inclui feira, palestras e espaço para a geração de negócios.

Ciudad del Este receberá, entre os dias 4 e 6 de setembro, a Expo Maquila 2023, evento industrial e comercial, cujo objetivo é difundir os benefícios do regime da maquila (montagem e acabamento de produtos industrializados) em território paraguaio. A Expo acontecerá no Lago Shopping, localizado a 1,5 quilômetro da Ponte da Amizade.

Leia também:
14.ª Expo Paraguai Brasil é apresentada em Foz do Iguaçu

Nessa segunda-feira (28), os organizadores receberam do governador do departamento (estado) de Alto Paraná, César “Landy” Torres (Partido Colorado), a declaração de “interesse departamental, industrial e comercial”, que estabelece facilidades para a atual e para futuras edições do evento.

“No exterior, as pessoas enxergam com muito bons olhos o nosso país. O que nós precisamos fazer é demonstrar que temos um governo sério, um governo que apoia os investidores, para que eles se sintam seguros com seus investimentos e também cumpram com todas as normas”, afirmou Torres em entrevista coletiva.

As inscrições para a Expo Maquila 2023 podem ser feitas na página especial criada pela Câmara de Empresas Maquiladoras do Paraguai (Cemap), no endereço https://www.maquila.org.py/expo/. O contato no WhatsApp, para outras informações, é o +595 972 267 548.

Crescimento

Em 2022, o setor de maquila movimentou mais de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) em exportações no Paraguai, com crescimento de 20% na comparação com 2021. Os principais itens são as autopeças (26%), seguidas por produtos alimentícios (20%), confecções e têxteis (16%), alumínio e suas manufaturas (13%) e plásticos (8%).

Do total produzido no Paraguai, 78% são destinados ao próprio Mercosul, com o Brasil como maior mercado (62%), seguido por Argentina (13%) e Uruguai (3%). Outros destinos relevantes são Cingapura (7%), Estados Unidos (6%) e Chile (3%).

Atualmente, 278 empresas operam sob o regime de maquila no Paraguai, gerando mais de 22 mil empregos diretos. A região com maior concentração (48% das companhias) é o departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.