Ações próximas à fronteira com o Brasil e o Paraguai devem estender-se pelos próximos dias, com tropas terrestres e veículos militares.
Militares do Exército da Argentina estão participando, desde o último fim de semana, de atividades de treinamento na província de Misiones, na área próxima a Puerto Iguazú. De acordo com o portal La Voz de Cataratas, as ações estão concentradas em locais como o Lago Urugua-í e o campo de instruções de Puerto Península, vizinho ao Rio Paraná.
As manobras são de caráter rotineiro e devem durar cerca de dez dias, com o uso de veículos blindados, um helicóptero e o deslocamento de tropas terrestres. Via de regra, operações como essa são previamente comunicadas aos países fronteiriços, para evitar inconvenientes como especulações ou tensões desnecessárias.
Segundo o La Voz de Cataratas, pelos próximos dias, é provável que moradores e turistas que trafeguem pelas estradas do lado argentino visualizem a presença dos militares – os quais destacam, no entanto, que o objetivo é cumprir com os “planos de instrução normal nesta época do ano, sem prejudicar a vida da população ou a biodiversidade”.
Nas páginas do Exército Argentino nas redes sociais, é possível ver postagem do último dia 19, mostrando o treino de mergulhadores nas águas do Lago Urugua-í, localizado nos arredores de Puerto Libertad.
No lado brasileiro, Exército e demais forças militares costumam promover pelo menos dois exercícios ao ano, tendo como foco o adestramento das tropas e o combate a crimes como o contrabando e o tráfico de substâncias ilícitas. No Paraguai, militares atuam no patrulhamento do Rio Paraná e em ações pontuais de apoio às demais forças do Estado.
Comentários estão fechados.