Líder do movimento Honor Colorado (Honra Colorada), o empresário Horacio Cartes assumiu, nessa terça-feira (10), o cargo de presidente da Associação Nacional Republicana (ANR), nomenclatura oficial do Partido Colorado. Cartes será o responsável por conduzir a agremiação nas eleições gerais marcadas para abril.
Leia também:
Candidato governista perde eleição interna do Partido Colorado no Paraguai
Presidente do Paraguai entre os anos de 2013 e 2018, o político chegou ao posto mais alto da hierarquia do partido em substituição ao deputado Pedro Alliana. Na disputa interna ocorrida em dezembro, Cartes derrotou a chapa encabeçada pelo atual mandatário do país, Mario Abdo Benítez, que pretendia acumular a função.
Em seu discurso de posse, Horacio Cartes prometeu trabalhar pela unidade do partido, fragmentado em diversos movimentos. Em abril, os colorados postularão o ex-ministro Santiago Peña ao cargo de presidente da República, tendo como principal adversário o candidato Efraín Alegre, que lidera uma coalizão de legendas de oposição.
O mandato de Cartes à frente do partido tem validade até 2028. No cenário externo, o empresário e ex-presidente do Paraguai enfrenta dificuldades como a proibição de entrar nos Estados Unidos, país que o acusa por crimes de corrupção. Além dele, familiares e integrantes de seus círculos próximos foram submetidos às mesmas restrições.
Comentários estão fechados.