Paraguai prende estudantes brasileiros de medicina por falsificação

Operação Hipócrates cumpriu mandados em Ciudad del Este, com a participação da Interpol e do Ministério Público do Paraguai.

Dois cidadãos de nacionalidade brasileira, que estudam medicina no Paraguai, foram presos em Ciudad del Este, na manhã desta segunda-feira (18), durante o cumprimento de mandados da Operação Hipócrates, desencadeada pela Interpol Paraguai, em conjunto com o Ministério Público do país.

Leia também:
Brasileiro estudante de medicina é preso por furto em estacionamento de shopping no Paraguai
Brasileira estudante de medicina morre em acidente no Paraguai

Conforme as informações repassadas à imprensa, os brasileiros, identificados como Alexandre G.M. e Wyllyam S., produziam certificados e históricos falsos, para que os compradores dos documentos adulterados pudessem “pular” os semestres iniciais do curso de Medicina em universidades do lado paraguaio da fronteira.

A existência das fraudes foi detectada por um estabelecimento de ensino, que alertou o caso às autoridades. Além dos dois presos nesta segunda, um grupo de 15 a 17 estudantes, também brasileiros, está sendo investigado pelo suposto uso dos documentos falsificados, para estudar em três instituições particulares de Ciudad del Este e região.

Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em um apartamento do edifício Santo Domingo, na área central da capital do Alto Paraná. Nos papéis apreendidos, os policiais encontraram anotações indicando a cobrança de valores entre R$ 800 e R$ 1,5 mil pelas falsificações.

Material apreendido no apartamento dos investigados como autores das fraudes. Foto: Gentileza/Interpol Paraguay
Material apreendido no apartamento dos investigados como autores das fraudes. Foto: Gentileza/Interpol Paraguay

Segundo a promotora Viviana Coronel, coordenadora do Ministério Público na operação, será solicitada a cooperação do Brasil, para verificar o histórico dos investigados e apurar a existência de casos similares, inclusive, em outras cidades paraguaias da fronteira, onde também funcionam cursos na área da saúde.

Embora a imprensa paraguaia tenha divulgado os nomes de três instituições de ensino alvo da ação dos falsários, o H2FOZ optou por não divulgá-los, tendo em vista que teriam sido apenas vítimas da fraude.

Documentos e dispositivos eletrônicos serão analisados pelos investigadores. Foto: Gentileza/Interpol Paraguay
Documentos e dispositivos eletrônicos serão analisados pelos investigadores. Foto: Gentileza/Interpol Paraguay
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
5 Comentários
  1. jaques alisson Diz

    Por onde o brasileiro for só faz merda.

  2. Sara Diz

    Vienen a burlarse en nuestro pais y allá se creen lo mejor del mundo y el paraguayo en brasil es muy discriminado

  3. Luciene Diz

    Que triste, o povo paraguaio é excelente, já fui três vezes e amo esse país. Obrigada por tudo paraguay ,??

  4. Stif Diz

    Até parece que o Paraguai e um país que não existe corruptos né . Parece mesmo né ser um país onde todos são certinho não roubam ninguém não enganam ninguém não arma casinha contra ninguém e um país das maravilhas as maravilha do inferno né .. tenho alguns amigos Paraguaio e na vdd brasiguaio né tbm de uns tempo pra cá vem me dando raiva tanto de enganação eles armas tá louco

  5. Valmir Antunes de Jesus Diz

    Sou Consultor e Orientador Espiritual Valmir atualmente moro em Tubarão SC Brasil dia 19/09/23 pedi na Interpol atestado de bons Antecedentes Documentos necessário para fazer a Cédula Paraguaya próxima semana irei buscar e levar na Imigração Paraguaya e aguardar uns 3 a 5 meses para entrar legal no País para poder trabalhar legalmente, sinto envergonhado ao ver essas informações de maus Carácter sujando o nome do nosso País chamado Brasil,as Autoridades Brasileiras e Autoridades Paraguayas devem agir com seriedade para que esses Canalhas não venham sujar os nomes dessas 2 Nações tanto os Falsários quanto os compradores de Diplomas falsos devem responder pelos Crimes cometido dentro da Lei de cada País que as Autoridades Paraguayas e Brasileiras sejam severas para evitar que possa se repetir novamente , adorei Ciudad Del Este PY a População Trabalhadora Humilde Educada, apesar que em tdos os Países existe Pessoas Hipócritas Canalhas mas é a Memória jamais poderíamos jogar Pedras no Telhado dos Vizinhos o que me faz querer ter Cidadania Paraguaya são altos Impostos no Brasil Autoridades Arrogantes Vingativos nós Brasileiros não precisamos de maus Carácter no Poder a População não deveria estar sendo Perseguida igual está pôr causa dos Gabinetes do Ódio nós Brasileiros deveríamos ser um Exemplo Mundial mas não é isso que acontece aqui só Abuso de Autoridades não sabem respeitar a Constituição pôr que isso…?… Outra coisa aqui é proibido Porte de Armas esse Governo vingativo o proibiu a População Brasileira não pode defender sua Família, Pôr exemplo eu moro no Interior no Pantanal tem vários Animais Selvagem Exemplo Sucuri Onças ou até mesmo Bandidos fugitivos da Lei a qualquer momento podemos ser visitados pôr maus Carácter só não temos o direito de Portar Armas para nossa defesa mas no Governo tem eis Presidiário Descondenado maioria das Autoridades maus Carácter Corruptos fazendo da População Brasileira Escravos Altos Impostos Desarmamento Geral não tem direito de falar o que quiser….

Comentários estão fechados.