Estatal amplia estrutura de bombeamento de água em Puerto Iguazú

Cidade argentina da fronteira enfrenta problemas de abastecimento, em especial nas áreas mais altas do perímetro urbano.

Responsável pelo serviço de saneamento básico em Puerto Iguazú, a empresa pública Instituto Misionero de Água e Saneamento (IMAS), da província de Misiones, colocou em funcionamento, nesta semana, uma nova bomba para a extração de água do Rio Iguaçu, principal fonte de abastecimento da cidade.

De acordo com o jornal El Territorio, o objetivo é solucionar os problemas verificados em vários pontos do perímetro urbano, em especial nas áreas mais altas. A situação de falta de água, que obrigou o IMAS a fornecer caminhões-pipa para os moradores dos bairros afetados, foi gerada pela estiagem e pelo aumento do consumo nos dias de intenso calor.

“A queda no nível do Rio Iguaçu trouxe como consequência uma diminuição do rendimento dos equipamentos de bombeamento instalados na balsa de captação”, indicou Eduardo Brunner, chefe do IMAS em Puerto Iguazú, em declarações ao jornal argentino.

“Para corrigir esse problema, foi instalado um terceiro equipamento e o sistema de canalização correspondente, para fornecer um adicional de cerca de 200 metros cúbicos de água por hora ao sistema. Além disso, foram feitas perfurações em vários setores, para complementar e suprir a alta demanda de água”, afirmou.

Mesmo cercada por dois grandes rios (Iguaçu e Paraná), além de cortada por inúmeros arroios, Puerto Iguazú tem histórico de falta de água, agravado durante o período de alta temporada turística de verão. A ausência de investimento no setor de saneamento básico, ao longo dos anos, é apontada como a principal causa do problema.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.