As altas temperaturas do verão na fronteira fazem com que o consumo de bebidas geladas, como o tererê, disparem na preferência da população. Médicos ouvidos pelo jornal argentino El Territorio, no entanto, lançaram um alerta em relação a um hábito comum entre crianças e adolescentes: misturar tererê com suco em pó.
Ao jornal (clique aqui para ler a matéria em espanhol), Fernando Barreyro, médico gastroenterologista e hepatologista, disse que produtos altamente processados, como os sucos vendidos em pacotinhos, possuem grandes quantidades de açúcar e compostos que podem ter impacto negativo na saúde infantil, gerando problemas como obesidade e diabetes.
“Isso se reflete muito na população infantil. As crianças que consomem grandes quantidades de bebidas com açúcar estão expostas ao risco do aumento de peso”, afirmou o especialista, citando a água como a forma mais segura de garantir a reposição de todo o líquido que o corpo necessita.
Já a pediatra e especialista em nutrição infantil, María Esther Ibáñez, citou que sucos industrializados e refrigerantes estão entre os itens mais consumidos por crianças e adolescentes em situação de sobrepeso ou obesidade. “Esses produtos contêm calorias vazias, porque agregam ao organismo somente isso, e não outros nutrientes”, observou.
“Assim como os alimentos enlatados e embutidos, esses sucos têm um alto conteúdo de sódio. Isso pode acarretar problemas renais e aumentar a pressão arterial”, complementou a pediatra, ao recomendar que, no caso do tererê, a água da bebida seja saborizada apenas com ervas ou rodelas de frutas.
Preparado com erva-mate e água gelada, o tererê é uma bebida típica do Paraguai, sendo bastante consumida, também, nas províncias argentinas de Misiones e Corrientes e em estados brasileiros como Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em Foz do Iguaçu, é possível encontrar ervas específicas para tererê nos supermercados.
[…] E você? Como toma o seu tererê? Só não vale colocar suquinho de pacote, pois pode fazer mal à saúde (clique aqui para saber o que dizem os especialistas). […]