Quem passa à noite pela Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, encontra um panorama de escuridão, gerado por problemas no sistema de iluminação da via. A única luz disponível é a dos faróis dos veículos que fazem a travessia da fronteira entre Brasil e Paraguai.
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A situação vem sendo relatada, desde o início do mês, pela imprensa de Ciudad del Este. Em declarações ao jornal La Clave, o caminhoneiro Ricardo Benítez contou que a falta de acendimento dos postes já vem ocorrendo “há um bom tempo”. “Se não fosse o constante fluxo de veículos, isso estaria totalmente às escuras”, afirmou.
Outro jornal que abordou o assunto foi o Última Hora, que, em matéria no último dia 17, comparou a travessia noturna a “um filme de terror para quem anda a pé”, ressaltando que a responsabilidade pela manutenção, conforme acordo bilateral, é do Brasil, delegada a órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Ao Última Hora, o mototaxista paraguaio Andrés Silvero contou que “temos companheiros que levam universitários brasileiros que estudam em Ciudad del Este e Presidente Franco, que são os que mais sofrem. Realmente, só há as luzes dos veículos. A ponte em si está totalmente às escuras.”
O atual sistema de iluminação da Ponte da Amizade, com lâmpadas de LED, foi inaugurado em 2016, em parceria com a empresa canadense LED Roadway Lighting, que doou a tecnologia e se encarregou do período inicial de manutenção, posteriormente repassada à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Diariamente, mais de 40 mil veículos trafegam pela via fronteiriça, com pico nos períodos manhã e tarde. À noite, o fluxo maior é de caminhões e automóveis paraguaios, com muitos moradores de Ciudad del Este e municípios vizinhos vindo a Foz do Iguaçu para abastecer nos postos de combustíveis da Terra das Cataratas.
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