O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), foi recebido, nessa sexta-feira (28), pelo futuro colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorreu em Brasília, tendo como foco temas de interesse comum, a exemplo da renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu e da finalização do acordo entre Mercosul e União Europeia.
Leia também:
Futuro diretor paraguaio detalha prioridades do país em Itaipu
“Excelente encontro com Lula. Falamos sobre o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, além de um tema estratégico como Itaipu. Queremos trabalhar juntos nesses anos que temos pela frente”, publicou Peña nas redes sociais.
Lula compartilhou mensagem similar. “Gostei muito da reunião. Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum”, escreveu.
Gostei muito da reunião. Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum. ???? https://t.co/wfuBfkq1Za
— Lula (@LulaOficial) July 28, 2023
Ao término do encontro, Peña deu declarações aos jornalistas brasileiros e paraguaios presentes, ressaltando que seus cinco anos de governo terão como prioridade o desenvolvimento do país. “O Paraguai tem muita gente jovem que quer trabalhar, então hoje estamos buscando política econômica que vai gerar emprego”, disse.
Segundo o presidente eleito, a intenção é buscar a integração das cadeias produtivas regionais, fazendo com que empresas paraguaias, brasileiras e argentinas atuem de forma complementar, aproveitando as vantagens de cada país.
Quanto à renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que define as bases financeiras para o funcionamento da hidrelétrica, Peña afirmou que não busca uma “política rentista”, focada em ganhar dinheiro com a venda do excedente ao Brasil, mas ações que ampliem o uso da energia no próprio Paraguai e a criação de oportunidades de negócios.
Vamos a trabajar en el fortalecimiento de nuestras relaciones con el Brasil y apuntar a una fuerte integración regional para beneficio de nuestras naciones. pic.twitter.com/nTu8SzIGNi
— Santiago Peña (@SantiPenap) July 29, 2023
A viagem do presidente eleito teve início na última terça-feira (25), por São Paulo. Na capital paulista, o futuro mandatário paraguaio participou de encontros com dirigentes empresariais e autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito paulistano, Ricardo Nunes.
A posse de Santiago Peña está marcada para o dia 15 de agosto, em Assunção, com a presença confirmada dos presidentes Lula, Alberto Fernández (Argentina) e Luis Lacalle Pou (Uruguai), além de representantes de outros países das Américas, Ásia e Europa, como Felipe VI, rei da Espanha.
Comentários estão fechados.