Preocupados com os recorrentes casos de assaltos a transportadoras, comerciantes e turistas no lado paraguaio da fronteira, diretores da Câmara de Empresários de Ciudad del Este e Alto Paraná foram a Assunção, na última quarta-feira (13), para reunião com o ministro paraguaio do Interior, Enrique Riera.
Leia também:
– Assaltantes roubam R$ 7,5 milhões em celulares no Paraguai
– Deputados cobram ações contra assaltos a turistas no Paraguai
– Brasileiro estudante de medicina é preso por furto no Paraguai
Na pauta do encontro, o pedido para que o trabalho de combate à criminalidade seja reforçado na região, tendo em vista os prejuízos materiais causados pelos assaltos e o dano à reputação do comércio, pois há casos de turistas evitando atravessar a fronteira para fazer compras nas quadras próximas à Ponte da Amizade, com medo da violência.
“O ministro mostrou interesse em resolver a problemática e prometeu vir à região em mais ou menos um mês. Foi um encontro muito positivo, existe abertura por parte do governo”, avaliou Rigoberto Chamorro, presidente da associação empresarial, em declarações reproduzidas pelo jornal La Clave.
Segundo Chamorro, foram apresentadas propostas ao ministro, como a criação de uma linha direta de contato entre os empresários e as forças policiais, a definição de cinco anéis de segurança em Ciudad del Este e área metropolitana, a adoção de ações efetivas contra as lojas “fakes” e os locais utilizados para aplicar golpes em turistas e melhorias em armamento, estrutura e capacitação para a Polícia Nacional.
“Os casos de assaltos, fraudes e o contrabando são temas de grande relevância para nós. Valorizamos a abertura do ministro do Interior e estamos dispostos a colaborar em tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a ordem e a segurança nessa parte do país”, reforçou o dirigente empresarial.
Comentários estão fechados.